Slide show de louça

quinta-feira, 11 de junho de 2009

SAUDADES DE ANGOLA



Hoje bateu a saudade da minha Terra :
ANGOLA
Dos imbondeiros, das queimadas, do cheiro da chuva na terra, que não existe em mais nenhum lugar do mundo...
Das praias fabulosas, com àgua e areia quentinha, uma luminosidade tamanha e um pôr do sol tão tão tão que apetece ficar ali, parados, a olhar! Do calor das gentes ,da sua mangonhice e apesar disso do tempo que chegava para tudo!
Espero conseguir lá voltar ainda este ano e encontar o "filho" preto da minha mâe o meu "irmão" Zé Chipuko, que me dizia sempre : Em Deus somos todos irmãos, menina.

E deixo-vos com um poema do pintor e poeta NEVES E SOUSA, que também é o autor da angolana que está no começo da página

SER ANGOLANO
Ser angolano é meu fado, é meu castigo
branco eu sou e pois já não consigo
mudar jamais de cor ou condição...
Mas será que tem cor ou coração?

Ser africano não é questão de cor
é sentimento, vocação, talvez amor.
Não é questão nem mesmo de bandeiras
de lingua, de costumes ou maneiras...

A questão ,é de dentro, é sentimento
e nas parecenças de outras terras
longe das disputas e das guerras
encontro na distância esquecimento

5 comentários:

Ana Oliveira disse...

Tambem eu!!!!!!!!!

Com o poeta e pintor...
Com estas fotos e este poema
Com esta musica tao adequada a nostalgia...agora fiquei com "uma lagrima no canto do olho"

Beijos

Ana

lili laranjo disse...

contigo a minha saudade...

IMBONDEIRO



Estou a ver-te ao longe…
Imbondeiro grande e frondoso…
Velho, arrogante com grande porte…
Porte de Rei e porte imponente…
Mostras a todos como és belo e poderoso!...
Com tronco baixo e largo…
Com dois ou três braços…
Braços longos e fortes…
Que abraçam o mundo…
Que mostram o quanto imponente tu és…
E a tua beleza…
E a tua opulência…
Meu Imbondeiro Rei…
Espalha-se pelo mundo todo!...











Lili Laranjo

Rosemildo Sales Furtado disse...

Olá Gata! Estava passendo, assim como quem não quer nada, aí avistei o teu espaço, invadi, gostei e não resisti em dizer-te que com certeza retornarás a Angola, a fim de reveres teus irmãos, pois como teu "irmão" Zé Chipuko falava: Em "DEUS" somos todos irmãos menina. Portanto, fé nele.

Perdoe-me pelas baboseiras.

Beijos,

Furtado.

2007friend disse...

Pois é Gata, acredito, e eu só passei por lá...
Fica aquelo nó na garganta...
Aquela nostalgia...Pois aquele SOL,aqueles cheiros...
Bem...saudadessss
Bjo

be disse...

夢世界,
華麗幻想,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗幻想,
夢世界,
酒店經紀,
酒店工作,
酒店上班,
酒店打工,
禮服酒店,
禮服公關,
酒店領檯,
華麗幻想,
夢世界,